Teste de Covid-19 no Brasil: Metade dos Pacientes Não Sabem se Vírus Está Ativo no Corpo

Segundo o último levantamento sobre o Teste de Covid-19 no Brasil, mais da metade dos pacientes testados não sabem se o vírus está ativo no organismo.

Embora mais de 11 milhões de pessoas já tenham feito o Teste de Covid-19 no Brasil, apenas cerca de 40% dos testes correspondem ao Teste RT-PCR, que por sua vez, é aquele capaz de identificar quem pode, de fato, estar transmitindo a doença.

De acordo com o levantamento realizado pelo Portal G1 junto com às secretarias estaduais de saúde, menos da metade da população testada, sabe se está ou não circulando com o vírus no corpo.

Leia também: “Auxílio Emergencial será estendido até Dezembro”

Teste de Covid-19 no Brasil: Como são Realizados?

O teste tipo RT-PCR é aquele capaz de identificar o material genético do vírus que está ativo no organismo humano.

No entanto, a maioria dos testes que são realizados no país é do tipo sorológico. Como resultado disso, as pessoas testadas conseguem saber se já tiveram o vírus, porém, não sabem se estão carregando o vírus no corpo e, por consequência, se estão transmitindo o vírus para outras pessoas.

Segundo os especialistas entrevistados pelo Jornal Hoje, a testagem realizada no Brasil não é eficaz, visto que, não revela quem está causando novas infecções.

Além disso, vale ressaltar que o Ministério da Saúde divide os testes para o novo coronavírus em duas categorias:

  • O RT-PCR – Onde ocorre a análise de uma amostra do material genético coletado pela narina e através da garganta do paciente, a fim de detectar a presença ou não, do vírus ativo no organismo. Esse teste exige uma máquina específica de laboratório, o que causa um tempo maior na espera do resultado.
  • Os Testes Sorológicos – Nesse caso, existe mais de um tipo de teste sorológico, que por sua vez, usa uma ou mais metodologia para obter o resultado. Cuja finalidade, é descobrir se o paciente já teve o vírus ou não.

Ainda segundo Tatiane Moraes, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), “fazer testes sorológicos é o mesmo que olhar para o passado”. Portanto, não é indicado para controlar a pandemia e serve apenas como um registro de quem já se infectou.

“Pode ser há um mês atrás, há duas semanas atrás, a gente não sabe”, disse Moraes. “A gente não vê, a gente não identifica uma política de testagem. Quando a gente fala de política de testagem – é qual é a prioridade de teste. O tipo de teste e qual a prioridade por grupo que deve ser testado.”

Exclusivo: “COMO AUMENTAR A IMUNIDADE E SE PROTEGER DE UMA PANDEMIA?”

Fonte: Portal G1

Contribuíram: Danutta Rodrigues (G1 BA), Rafaelle Fróes (G1 MA), Patrícia Fiúza (G1 MG), Iara Alves (G1 PB), Joelma Gonçalves (G1 SE) e Vilma Nascimento (G1 TO)

1 comentário em “Teste de Covid-19 no Brasil: Metade dos Pacientes Não Sabem se Vírus Está Ativo no Corpo

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.